Sobre

English Version

Alexandre Baros, é um artista pernambucano nascido e criado no Alto José do Pinho, berço da cultura popular do Recife. Tem trabalhos com música, artes visuais, figurino, iluminação, rádio, audiovisual e educação.

Na efervescente cena cultural Recifense do inicio do milênio, inicia sua carreira na música aos 15 anos, apresentando o programa Pernambuco Independente, na Rádio Real Fm 103,5. Muito antes da popularização da internet e das redes sociais, foi um dos meios de escoamento do que era produzido de forma independente em Pernambuco, no Brasil e no Mundo.

 

Durante cinco anos percorreu as estradas do Brasil e América do Sul apresentando espetáculos de artes integradas a tecnologia com o seu grupo Coisa Nostra, anteriormente conhecida como Babi Jaques e Os Sicilianos. Com a trupe, percorreu mais de 80 mil quilômetros pelas estradas do Brasil, Argentina e Uruguai. Ainda produziu discos, documentários, séries e oficinas.

 

Recebeu dezenas de premiações em alguns dos mais importantes festivais de música do país como o Web FestValda, o Botucanto e o Fun Music Festival. Também foi jurado e curador de algumas mostras competitivas, como o PreAmp, no Recife.

 

Além disso, já tocou e gravou com nomes com Quinteto Violado, Clayton Barros(Cordel do Fogo Encantado), Feiticeiro Julião, Juvenil Silva, Igor de Carvalho, Lulina, Pax Nindi (Inglaterra/Zimbabue), Swing Brasileiro, Samba Le Group (França) e Afoxé Ylê de Egbá.

Com a banda Tagore tocou em alguns dos maiores festivais de música do mundo, como o Lollapalooza e o South By Southwest - SXSW.

Como educador, trabalhou com educação musical para pessoas com síndrome de Down e fundou o Maracaarte, grupo de percussão protagonizado pelos próprios alunos.

Atualmente faz parte da lendária Banda de Pau e Corda, que em 2020 está lançando seu novo disco pela Biscoito Fino. É também parte da dupla Brega de Bolso, tocando clássicos do cancioneiro popular em uma linguagem moderna e singular.

Além disso pesquisa a música percussiva produzida em Pernambuco e no Nordeste do Brasil.


Baros é endorser das baterias Gretsch e dos acessórios KickPort.

Baros em Poços de Caldas com Coisa Nostra