Educação

English Version
Musicalização e Educação Especial

Dos anos de 2005 a 2010, Baros foi pioneiro no desenvolvimento de atividades para o ensino de percussão e musicalização no INTEGRARTE- Centro Pró-Integração, Cidadania e Arte. Concebido por familiares de pessoas com dificuldades específicas decorrentes da síndrome de Down, a entidade tem o objetivo de favorecer o exercício da cidadania por aqueles que têm essa condição.

 

Como resultado dessa longa vivência, em 2009 fundou o Maracaarte, grupo artístico percussivo composto pelos participantes das atividades da instituição.

 

Foi sucessido pela percussionista Lara Klaus e como padrinho da entidade, faz participações especiais em suas apresentações.

Maracaarte - Integrarte
Maracaarte - Integrarte
Maracaarte - Integrarte
Maracaarte - Integrarte
Maracaarte - Integrarte
Maracaarte - Integrarte
Aulas de Bateria

Baros cursou licenciatura em música pela Universidade Federal de Pernambuco e ministra aulas individuais e em grupos de Bateria. O curso aborda técnicas, rudimentos, independência, teoria musical, prática, construção de levadas e ritmos brasileiros, para iniciantes e avançados nas artes dos ritmos.

 

Tambores Ancestrais

Tambores ancestrais é uma oficina sobre a música percussiva das várias partes do nordeste brasileiro, para iniciantes e avançados na arte dos ritmos.

O curso é ministrado pelo músico pernambucano Alexandre Baros. Nascido e criado no Alto José do Pinho, um dos berços da cultura popular do Recife, Baros é um pesquisador desses ritmos e tem essas manifestações musicais como seu objeto de trabalho.

No decorrer do encontro, os participantes conhecem um pouco mais sobre a história dos diversos folguedos e festas da região, bem como as sonoridades que as compõe. Os envolvidos praticam peças rítmicas propostas e ao final acontece uma pequena apresentação com todos os alunos.